Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Biblioteca da Inês

Um blog sobre a minha paixão pelos livros infantis e exemplos de como os desenvolver em educação de infância

A Biblioteca da Inês

Um blog sobre a minha paixão pelos livros infantis e exemplos de como os desenvolver em educação de infância

Dom | 22.12.19

Vida de Educadora: Trabalhos de Natal

Inês Martelo Ribeiro

Nesta época é usual que todas as instituições trabalhem para decorar as instalações e a minha realidade não é exceção. Independentemente daquela que é a minha opinião, a verdade é que tenho de também colaborar e desenvolver atividades neste sentido, tendo em consideração que existe um trabalho em grupo e uma linha de pensamento comum.

Deste modo, venho aqui hoje mostrar aquilo que fiz com as "minhas" crianças (novamente em creche, desta vez na sala 1-2 anos) este ano. Quando procuro ideias e quando as discuto em equipa, deixo sempre bem claro o meu principal requisito: que proporcione momentos de aprendizagem às crianças e que seja na sua essência uma produção delas. Nem sempre neste tipo de atividades tal é possível, uma vez que deve haver alguma harmonia entre os trabalhos de decoração.

Por esse motivo, quando elaboramos os presentes para levarem para casa, deixo-os escolher cores e outros pormenores da sua prenda, de maneira a tenham opção de escolha. Infelizmente, com toda a azáfama, não fotografei o presente deste ano, uma bola para a árvore de Natal, num lado pintada pela criança e com a mão estampada, no outro com uma fotografia com um barrete de Pai Natal dourado.

Assim, o que venho hoje partilhar são as decorações da sala. Começámos pelo nosso presépio. Cada criança pintou uma estrela e, posteriormente, ajudou a carimbar o papel de cenário de azul, num trabalho de pintura coletivo. Os adultos passaram com brilhantes nas estrelas com cola transparente e cada uma foi contornada com glitter. Em cada estrela ajudaram a colar a sua fotografia e, quando o cenário estava já seco e com as figuras do presépio, colaram-se as estrelas. O trabalho final é o que em baixo se apresenta.

Inkedpresépio_LI.jpg

De seguida, passamos para os anjos, com a estampagem das mãos e dos pés, o que senti que ajudou as crianças com dificuldades na manipulação de diferentes texturas. Os restantes pormenores foram feitos pelos adultos, que colaram as mãos, pés e fotografia e forraram por trás com papel dourado. Os contornos das mãos e as bolinhas nos pés foram também realizados com glitter e para a aureola usou-se um limpa-cachimbos colado com cola-quente. No final, penso que ficaram super giros e ainda mais pendurados na sala.

Inkedanjos_LI.jpg

A árvore de Natal queria que fosse manipulável, ou seja, que as crianças pudessem mexer sem problema. Então, nas minhas pesquisas, encontrei esta ideia. A modalidade de trabalho foi diferente, com uma pintura coletiva, num pinheiro pré-cortado na caixa dos toalhetes de papel. Comecei por convidar todo o grupo,  que teve uma adesão de quase 100%. Depois de seco o pinheiro, desenhei com um marcador preto a corrente das luzes e voltei a convidar quem queria carimbar os dedos, para simular as luzes. Depois, foi aplicada uma estrela em EVA brilhante e ficou como se pode ver em baixo.

pinheiro_sembolas.jpg

Mas não há pinheiro de Natal sem ornamentos, certo? Então, que melhor adorno que as nossas lindas crianças? Imprimi as suas fotografias do início do ano, mas com o pormenor de serem em formato circular e com uma moldura colorida. Após estarem plastificadas, apliquei velcro e voilá, uma árvore para crianças e que pode ser decorada por eles. Claro está que adoraram, mas senti que foi pouco duradoura. Com as repetidas trocas de fotografias, a árvore começou a ceder. Para uma próxima, o material de base terá de ser mais resistente.

Já depois da festa de Natal, as crianças decoraram os seus próprios pinheiros, previamente cortados em cartolina verde, com os seus dedos e colaram uma estrela no topo. Foi uma produção simples, mas que envolveu bastante as crianças.

placar pinheiros.jpg

Para terminar, continuo com a rotina semanal da caixa surpresa, sendo ótima para deixar as crianças explorarem materiais diferentes , mas seguros. Claro que o tema foi o Natal, trouxe-lhes as bolas que não usei na minha árvore de casa este ano, com as respetivas fitas vermelhas. Foi diversão garantida!

caixa surpresa.jpg

Dúvidas? É só perguntar na caixa dos comentários!

Até à próxima publicação, esperando eu que mais breve e com um livro à mistura.

E... Boas festas!