Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Biblioteca da Inês

Um blog sobre a minha paixão pelos livros infantis e exemplos de como os desenvolver em educação de infância

27.09.18

Vida de Educadora: a importância das etiquetas


Inês Martelo Ribeiro

Estou de volta e desta vez não vos trago um livro novo, mas sim uma publicação dirigida a um público mais específico, as minhas colegas da área da educação. Hoje partilho convosco um elemento que considero fundamental para o início do ano (já vai tarde, eu sei, mas pode ser que sirva para alguém, nem que seja em anos vindouros): as etiquetas de identificação.

No início do ano não há fotografias para ninguém, já se sabe, mas ainda assim temos de identificar vários espaços e pertences das crianças, tais como os cacifos, as gavetas/caixas ou até as camas. Eles precisam de saber quais são os seus materiais/espaços, mas no início, sem fotografias, torna-se confuso. Então a minha estratégias é usar uma espécie de código de pré-leitura, usando algo que é bastante familiar às crianças, os animais. Atribuo um animal a cada um, sem repetições, ou seja, tudo o que está identificado com a galinha só pode ser do João, assim como tudo o que tem a etiqueta da girafa só pode ser da Maria. E acreditem que eles memorizam!

Ainda só estamos no final do primeiro mês, mas as mudanças às vezes são necessárias e há pouco tempo decidimos em equipa que seria melhor mudar a cama de uma das criaturas, mas não o avisamos previamente. Estivemos mal, verdade, mas foi simultaneamente uma excelente oportunidade de verificar que a criatura já tinha memorizado qual era o seu animal e andou pela sala à procura da sua cama, só se sentando para tirar os sapatos quando a encontrou.

Assim, deixo-vos aqui os meus moldes com 18 etiquetas, com espaço para escreverem na caixa de texto. Sintam-se à vontade para modificarem tamanhos ou formatações, coloquei o limite e letra da cor vermelha por ser a cor da minha sala, mas alterem o que melhor considerarem para a vossa sala. As imagens retirei deste Free Printable, ao qual acedi através do Pinterest.

E por esse lado? Têm outras estratégias para ajudar na auto organização do vosso grupo?