Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Biblioteca da Inês

Um blog sobre a minha paixão pelos livros infantis e exemplos de como os desenvolver em educação de infância

12.11.18

"Vazio" de Catarina Sobral


Inês Martelo Ribeiro

Para começar bem a semana, trago-vos hoje um livro infantil diferente. Tem como título "Vazio", da autoria de Catarina Sobral e publicado pela editora Pato Lógico.

IMG_20181111_122351.jpg

 "Vazio" é um daqueles livros que encontramos na categoria infantil mas que tem um sinificado mais profundo para adultos, o que não significa que não possa ser explorado com crianças, mas antes que deve haver sempre um apoio na sua análise.

Em primeiro lugar, distingue-se por não ter texto, isto é, a estória é nos contada apenas através das ilustrações, que, devo acrescentar, são bastante expressivas e marcantes. Este foi um dos livros adquiridos com um dos meus acessos de amor à primeira vista, na Feira do Livro de Lisboa de 2017, aproveitando também um excelente desconto por ser Livro do Dia.

IMG_20181111_122422.jpg

 Não só pelas características já enunciadas, mas também devido à espessura fina das suas páginas, este é, sem sombra de dúvida, um livro dirigido aos adolescentes/adultos. Tem uma estória sobre o amor e o nosso conhecimento acerca de nós próprios. A personagem principal é o Sr. Vazio, que se distingue das restantes que se cruzam no seu caminho precisamente por isso, por estar vazio. A sua caracterização está simples, mas perfeita, uma vez que é apenas retratado como uma silhueta branca. A sua demanda é compreender-se e deixar de ser o que é - vazio -, tentando as mais varidíssimas atividades, como ir ao médico, ao supermercado, passear na natureza, ao museu... Enfim...

IMG_20181111_123220.jpg

 O Sr. Vazio quer preencher-se mas parece que nada resulta até que se cruza com a Sra. Vazia... Curiosos? Vão espreitar o final que, tal como o a personagem principal, é simples e simultaneamente poderoso. Adoro este livro e aconselho-o vivamente, sobretudo para estes dias chuvosos e frios, que nos levam, muitas vezes, a refletir sobre aquilo que nos preenche.