Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Biblioteca da Inês

Um blog sobre a minha paixão pelos livros infantis e exemplos de como os desenvolver em educação de infância

02.04.20

"O menino que detestava escovas de dentes" de Zehra Hicks


Inês Martelo Ribeiro

Feliz dia do Livro Infantil!

Sendo este o tema central da Biblioteca da Inês, não podia deixar este dia em branco.

Hoje partilho um dos livros que adquiri ainda durante a minha vida académica. Estava a estagiar, pela primeira vez em Portugal, e desenvolvi um projeto de intervenção em parceria com uma colega acerca dos hábitos de higiene, ao mesmo tempo que produzi imensos materiais relacionados com isso. Surgiu então a necessidade de comprar este livro.

"O menino que detestava escovas de dentes", da autoria de Zehra Hicks e da Editorial Presença.

WhatsApp Image 2020-04-02 at 16.00.55.jpeg

É um livro super divertido, com umas ilustrações igualmente cómicas e que motiva qualquer um a querer escovar os dentes. Descreve a aventura do Martim, um menino que odiava escovar os dentes, porque, afinal de contas, havia tantas coisas tão mais divertidas... Até que um dia lhe cai um dente e a expetativa de ganhar algo da Fada dos Dentes vai por água abaixo quando, na manhã após deixar o dente debaixo da almofada, recebe esta carta...

carta.png

O tema óbvio deste livro é a higiene, podendo nós começar pela escovagem dos dentes e partir para o lavar as mãos e/ou banho. Pode igualmente ser uma ponte entre as tarefas/atividades de que não gostamos e qual a magia que devemos fazer para gostarmos delas.

No âmbito da atual situação do COVID-19, publiquei um vídeo com um teatro de fantoches adaptado a esta história para as famílias da instituição para onde trabalho. Estes materiais foram confecionados com a ajuda da minha mãe, que concebeu umas belíssimas escovas de dentes com feltro, e as personagens feitas a partir de embalagens de leite. No final, ainda deixo duas propostas de atividades, uma para os mais velhos, outra para os mais novos.

Espero que se divirtam com este vídeo!

E por aí? Existe alguém que também não gosta de escovar os dentes? Partilhem comigo quais as estratégias que usam