Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Biblioteca da Inês

Um blog sobre a minha paixão pelos livros infantis e exemplos de como os desenvolver em educação de infância

A Biblioteca da Inês

Um blog sobre a minha paixão pelos livros infantis e exemplos de como os desenvolver em educação de infância

Qui | 19.03.20

Especial Dia do Pai

Inês Martelo Ribeiro

Olá a todos!

Hoje é um dia especial - o Dia do Pai - e, tal como não podia deixar de ser, venho cá partilhar histórias. Desta vez, venho deixar não uma, mas duas sugestões. Na minha opinião não são as escolhas mais óbvias, mas ambas são ótimas para explorar no dia do pai e abordar outros temas, conforme os gostos e interesses das crianças.

São então os dois de Eric Carle e da editora Kalandraka: "O Senhor Cavalo-Marinho" e "Papá, por favor, apanha-me a Lua".

capa.jpg

Desta vez decidi mostrar-vos o livro em filmes, pois apesar de as fotografias poderem ser bastante nítidas, é sempre diferente vermos as ilustrações e o fio condutor da história a passar.

O primeiro, do Senhor Cavalo-Marinho, fala numa vertente muito importante: o pai também é capaz de cuidar. Geralmente vemos sempre a figura feminina e materna como a principal cuidadora, mas este livro aproveita diversas espécies marinhas em que é o progenitor quem cuida dos ovos e da parte de dar à luz. É ideal para quem gosta de assuntos relacionados com o fundo do mar, fala em diversas espécies de peixes e da sua forma de reprodução.

Além das ilustrações serem fantásticas, tem um pormenor do qual gosto muito (e ao qual recorro quando estou a dinamizar esta história): as folhas transparentes. Enquanto o Senhor Cavalo-Marinho passeia pelo fundo do mar, novas espécies de peixes, escondidos atrás de juncos, algas e rochas vão surgindo. E é sempre um elemento surpresa bastante apreciado pelos mais novos.

O segundo livro, "Papá, por favor, apanha-me a Lua" é para os mais curiosos sobre a noite, as estrelas e, claro está, a Lua. É ótimo para abordar as diferentes fases da lua, o espaço, as estrelas, as distâncias ("será que é possível chegarmos à lua com um escadote?")... É mesmo indicado para a idade dos porquês! A mensagem é também muito bonita, a de que um pai faz tudo para ver um filho feliz, até mesmo ir buscar a lua se for preciso.

Este livro, para além da grande qualidade das ilustrações, tem ainda várias abas ao longo da história, para as crianças ampliarem as imagens, verem o quão grande são as escadas, ou a lua, ou a montanha. Tudo para embrenhar ainda mais o leitor na história.

Espero que tenham gostado dos vídeos e partilhem comigo quais as histórias a que mais recorrem para abordar o Dia do Pai.

Feliz Dia do Pai a todos aqueles que o são!