Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Biblioteca da Inês

Um blog sobre a minha paixão pelos livros infantis e exemplos de como os desenvolver em educação de infância

A Biblioteca da Inês

Um blog sobre a minha paixão pelos livros infantis e exemplos de como os desenvolver em educação de infância

Sex | 22.05.20

Criatividade #2: Rory's Story Cubes

Inês Martelo Ribeiro

Olá a todos!

Hoje trago-vos um conteúdo diferente, além dos livros, mas que está igualmente relacionado com o tema que iniciámos esta semana, a criatividade. Por isso, partilho convosco um material excelente para desenvolver essa nossa capacidade: os Rory's Story Cubes.

PUB.png

Este foi um material que me foi oferecido no aniversário em 2013 e que, na altura, era uma novidade tão fresca que o manual de instruções que eu tenho nem tem o idioma em português (não que seja necessário). Sei também que já existem outros da mesma coleção, mas com os temas de ações e viagens.

O que está incluído então nesta caixa? Além do referido manual, estão 9 cubos, cada um com 6 faces com desenhos diferentes, ou seja, com 54 figuras diferentes.

IMG_20200517_162558.jpg

E como se joga? Como quisermos! O objetivo é criar histórias, com o uso dos dados. Pode-se lançar um de cada vez, ou todos de uma vez ou agrupá-los em início, meio e fim. Pode-se fazer com o improviso, lançando um de cada vez, ou retirá-los todos e ter um momento para os organizar e criar uma história, que pode ser registada ou não.

IMG_20200517_162953.jpg

A empresa que criou este material tem também uma APP na Playstore, com um custo de 1,99€, cujo principal objetivo é registar esta história. Mas também podemos fazer através de vídeo, gravação do áudio ou de registo num caderno.

IMG_20200517_162928.jpg

Os cubos podem ser usados a partir de idade pré-escolar, para os mais pequeninos até se podem retirar alguns cubos para criar histórias mais curtas, mas pode ser usado até por adultos. É ótimo para treinar a capacidade de contar histórias e a imaginação.

Já conheciam estes cubos? Recorrem a algum material como este?

Bom fim-de-semana!