Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

A Biblioteca da Inês

Um blog sobre a minha paixão pelos livros infantis e exemplos de como os desenvolver em educação de infância

A Biblioteca da Inês

Um blog sobre a minha paixão pelos livros infantis e exemplos de como os desenvolver em educação de infância

23.04.20

O livro e a leitura

Inês Martelo Ribeiro
Hoje, 23 de abril, assinala-se o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor. Naturalmente considero os livros uma parte bastante importante da minha existência. Mas ainda assim, resolvi não fazer o óbvio e não partilhar a escolha dos 10 melhores livros, ou qual o meu livro favorito, por vários motivos. Em primeiro lugar, e não querendo parecer snob, não gosto de fazer o óbvio. Já dizia Walt(er) Disney "Eu gosto do impossível porque lá a concorrência é menor". Eu também, ainda (...)
20.04.20

"Baralhando Histórias", de Gianni Rodari, Alessandro Sanna e Kalandraka

Inês Martelo Ribeiro
Olá a todos! Após o fim-de-semana, trago-vos um novo livro que vem acompanhado de um vídeo meu. É o "Baralhando Histórias", escrito por Gianni Rodari, ilustrado por Alessandro Sanna e faz parte da coleção "livros para sonhar" da editora Kalandraka. Este foi um livro que adquiri muito recentemente, na Feira do Livro de Lisboa do ano passado... (snif, snif, pausa para a minha dor de este ano não decorrer o meu evento anual favorito) ... Mas já o conhecia há bastante tempo. Quem (...)
17.04.20

"História de uma nuvem" de António Torrado, Tânia Clímaco e da SOREGRA

Inês Martelo Ribeiro
Olá a todos! Esta sexta-feira, um bocadinho mais luminosa do que nos passados dias, trago-vos uma história que nos dá vontade de olhar o céu - "História de uma nuvem", com o texto de António Torrado, ilustrações de Tânia Clímaco e da SOREGRA editores. É o segundo número (de um total de 4) da coleção "VER E LER", uma coleção editada para os leitores emergentes, sendo, por isso, um livro dedicado ao pré-escolar ou 1.º ano do 1.º Ciclo Básico, de acordo com os interesses (...)
14.04.20

"Mãe Galinha e os seus três pintainhos" de Laurence Jammes, Rufito Bonavista e edicare editora

Inês Martelo Ribeiro
Olá a todos! Após a Páscoa trago-vos um novo livro, do qual gosto bastante: "Mãe Galinha e os seus três pintainhos", escrito por Laurence Hammes, ilustrado por Rufito Bonavista e publicado pela edicare editora. Uma prenda de Natal que me foi oferecida em 2014 Em primeiro lugar, tem um formato bastante original, em forma de galinha. Além de ser um livro cartonado, entre as páginas há um enchimento adicional, o que ajuda bastante as crianças com motricidade fina menos desenvolvida (...)
07.04.20

Poesia sobre a Páscoa

Inês Martelo Ribeiro
Olá a todos! Esta semana é a da Páscoa e, apesar de estarmos todos em isolamento social, nem por isso deixamos de festejar esta data, obviamente respeitando os limites daquilo que nós é permitindo no momento - em casa, com os nossos coabitantes. Claro que pensei em partilhar aqui uma história sobre a Páscoa. Mas, ao rever a minha biblioteca, apercebi-me que nunca adquiri uma, tenho apenas sobre coelhos enquanto animais. Porém, apesar de este espaço ser a biblioteca, todas as (...)
02.04.20

"O menino que detestava escovas de dentes" de Zehra Hicks

Inês Martelo Ribeiro
Feliz dia do Livro Infantil! Sendo este o tema central da Biblioteca da Inês, não podia deixar este dia em branco. Hoje partilho um dos livros que adquiri ainda durante a minha vida académica. Estava a estagiar, pela primeira vez em Portugal, e desenvolvi um projeto de intervenção em parceria com uma colega acerca dos hábitos de higiene, ao mesmo tempo que produzi imensos materiais relacionados com isso. Surgiu então a necessidade de comprar este livro. "O menino que detestava (...)
01.04.20

Criatividade#1: Um livro especial

Inês Martelo Ribeiro
Com o isolamento social, muitas são as sugestões de leituras e animações de histórias. Pessoalmente, adoro ler, especialmente literatura infantojuvenil. Porém hoje venho trazer uma nova sugestão: e que tal se, de vez em quando, também inventássemos narrativas? A importância da criatividade é conhecida por todos, sendo que novas ideias são bem-vindas nas mais diversas de situações. Existem pessoas que parecem ser naturalmente criativas. No entanto, a criatividade, tal como (...)
27.03.20

"Capuchinho Vermelho" em formato carrossel

Inês Martelo Ribeiro
Olá a todos! Antes que chegue o tão aguardado fim-de-semana (ainda que em modo isolamento) trago-vos uma história tradicional em modo(s) moderno(s). O livro que partilho hoje é sobre a tradicional história de "Capuchinho Vermelho", desta vez editada pela Edicare que, como não podia deixar de ser, prima pela originalidade. Este livro faz parte de uma coleção da editora que se chama "Carrossel de Contos de Fadas" e é ilustrado por Veronika Kopecková.   O que tem de diferente (...)
19.03.20

Especial Dia do Pai

Inês Martelo Ribeiro
Olá a todos! Hoje é um dia especial - o Dia do Pai - e, tal como não podia deixar de ser, venho cá partilhar histórias. Desta vez, venho deixar não uma, mas duas sugestões. Na minha opinião não são as escolhas mais óbvias, mas ambas são ótimas para explorar no dia do pai e abordar outros temas, conforme os gostos e interesses das crianças. São então os dois de Eric Carle e da editora Kalandraka: "O Senhor Cavalo-Marinho" e "Papá, por favor, apanha-me a Lua". Desta vez (...)